MADEIRA COM TRATAMENTO INADEQUADO

Autor :
Comentários : 0
Categoria : Informativo

EUCALIPTO TRATADO, PREÇO OU QUALIDADE?  

A quantidade correta da solução CCA no tratamento da madeira influencia tanto no preço do produto quanto na qualidade.

É notório que madeira de eucalipto tratado apresenta excelente resistência e durabilidade, essa madeira já é consumida em diversas regiões e estados brasileiros.

No país já existe centenas de unidades de tratamento (usinas), que são responsáveis por fornecer a madeira ao mercado. Essas usinas utilizam como base para a imunização o consagrado processo de vácuo e pressão, utilizando uma autoclave para impregnar na madeira a também já consagrada solução C.C.A.

Ocorre que a solução química utilizada no tratamento (CCA), é composta por matérias primas importadas e tem seu custo elevado, fator preponderante na composição do custo final da madeira.

Para que a madeira ganhe a imunização correta, é necessário que se utilize no 
processo de tratamento uma determinada quantidade da solução (CCA).

Portanto utilizar uma menor quantidade da solução no tratamento da madeira pode influenciar, tanto no custo da madeira, quanto na qualidade da mesma.
A madeira imunizada de forma inadequada vai ter sua vida útil reduzida.

Já existe no Brasil órgãos (
ABPM e PROMAT) que se propõem a contribuir na regulamentação das unidades de tratamento, as orientando em todo processo produtivo para garantir um produto com qualidade uniforme e também nas práticas relacionadas ao meio ambiente.

As unidades que se preocupam com a qualidade do produto final, se afiliam ou se associam a esses órgãos, de modo que seu produto é analisado e testado periodicamente para  garantir que está dentro dos padrões exigidos.

As unidades podem comprovar a qualidade de sua madeira com laudos e testes que mostram se o tratamento foi realmente adequado para garantir uma longa resistência. 
19Fevereiro, 2017
0 Comentários
Deixe um Comentário