EUCALIPTO TRATADO, ENTENDA AS DIFERENÇAS E FAÇA UM BOM NEGÓCIO!

Comentários : 0
Categoria : Dicas
Eucalipto é tudo igual? cuidado com esse mito! 
Saiba vender o produto que você tem em mãos...
 
Você trabalha com Eucalipto Tratado? Se você já é do ramo ou pretende se ingressar nele, certamente esta é ou será uma das perguntas com a qual você se dará com maior freqüência no seu dia a dia. Mas e aí, a resposta será somente um “Sim”?

Assim como as madeiras nativas, como o Jatobá, Ypê, Cumaru, Paraju, os materiais provenientes de reflorestamentos, em suas variáveis espécies, também possuem características distintas que os fazem propícios para diferentes finalidades. Estamos falando aqui de coloração, distribuição das fibras da madeira, resistência mecânica, grau de fendilhamento e rachaduras, dureza do cerne, resistência natural ao ataque de pragas entre outras características.

Essas características citadas acima, além de serem determinadas pelas espécies do Eucalipto, são também influenciadas diretamente por alguns fatores naturais, como tipo de solo, temperatura, volume de chuva; e também por fatores ditos controlados, que vão desde o plantio da floresta, com a seleção genética das mudas até o corte da madeira, com a espera pela maturação mínima e secagem adequada da mesma.

Não é possível dizer, portanto que eucalipto é tudo igual, assim como seria muitoprecipitado dizer aqui que uma espécie é boa ou ruim ou que tal lugar é propício ou não para produzir tal tipo de madeira. A questão é, como você vai utilizar esta madeira?

Para exemplificar o que foi dito acima, segue na página abaixo alguns dados sobre a produção e destinação das florestas de eucalipto brasileiras. Observe que os plantios de Eucalipto se estendem por grande parte do território brasileiro e que as principais destinações para este tipo de madeira são a produção de Papel e Celulose, Carvão Vegetal e Lenha para produção de energia, ambos produtos que necessitam de madeiras com fibra alongada, pouca densidade e alto rendimento, mas que deixam a desejar na resistência, linearidade e durabilidade natural.

Portanto, antes de adquirir ou revender certo tipo de eucalipto, procure entender as suas necessidades e principalmente a necessidade dos seus clientes, talvez o barato se torne caro e o útil se torne inútil. A questão é a escolha da espécie certa!

 

13Dezembro, 2016
0 Comentários
Deixe um Comentário